Arqueólogos acham prisão eclesiástica do século 17 em igreja de Penedo (AL)

Uma reforma para a instalação de banheiros e de um elevador na Igreja e Convento de Santa Maria dos Anjos, no centro histórico de Penedo (a 152 km de Maceió), em Alagoas, fez com que arqueólogos descobrissem no porão uma cela eclesiástica construída no século 17. O local, que antigamente era usados por frades para pagar castigos, foi transformado em depósito e até agora guardava alimentos.
Com a descoberta histórica, o projeto de reforma do convento franciscano, que prevê ainda a substituição de toda parte elétrica, restauração de altares e da nave principal e recuperação das pinturas internas e externas, deverá ser reformulado.Segundo a arqueóloga Danúbia Rodrigues, embaixo do piso atual foram encontrados instrumentos de porcelana, duas panelas de ferro, objetos de cozinha feitos em cerâmica e até restos de comida (mariscos e ostras), resquícios dos que ficaram encarcerados ali."Observando as características do cômodo, que estava sendo usado como depósito da cozinha, verificamos que era a prisão eclesiástica. Agora, o local está fechado e deverá passar por uma adequação para ser aberto para visitação. A nossa indicação é que seja colocado um piso de acrílico para os visitantes verem os achados no piso", disse Rodrigues.Documentos históricos do convento relatam que o local era usado pelos frades por vontade própria ou por punição a infrações cometidas. Jogar cartas no interior do convento era passível de punição no cárcere, por exemplo. Segunda a arqueóloga, os documentos dizem que o convento começou a ser construído no século 17 e, mesmo que tenha demorado um pouco para ficar pronto, é possível dizer que o material encontrado é deste período, quando as celas eram usadas, de acordo com os registros. "Todo material está passando por estudos para ser datado", explicou.
Outros achados
As dependências do convento franciscano também contêm outros materiais arqueológicos do final do século 16 e do início do século 17. As escavações em busca de um cemitério próximo à cela eclesiástica revelaram um muro que deve remeter aos anos de 1500 e 1600, época do período colonial "São vários blocos que formam um muro e nos dão a entender que ali existiram construções antes do prédio do convento ser erguido e também antes da chegada dos franciscanos a Penedo", afirma a arqueóloga. Na área aterrada foram encontrados também frascos de remédios e de tintas, cerâmicas, louças e até cachimbos, que deveriam pertencer aos holandeses.Os arqueólogos também identificaram um sistema de saneamento construído no século 17 nas paredes da prisão eclesiástica, com um sistema de captação e armazenamento de água da chuva.Todos os achados são estudados pelo Nepa (Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica) da Ufal (Universidade Federal de Alagoas). Os trabalhos devem ser concluídos em dezembro.
Cidade histórica
As construções históricas de Penedo guardam segredos de séculos, e a cada escavação novas descobertas arqueológicas são feitas. Para não danificá-las, toda reforma em imóveis do centro histórico é monitorada por especialistas. "Penedo abriga o maior centro histórico de Alagoas e qualquer intervenção deve ser feita com acompanhamento de arqueólogos para analisar se existem materiais arqueológicos ou não no lugar da obra. Caso seja encontrado algum material, por se tratar de um município tombado, a obra é paralisada", conta Rodrigues.Penedo foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1986. A cidade possui o centro histórico com conjunto de edificações de igrejas, conventos e outros imóveis que mantém as características originais do período colonial. Penedo foi o primeiro povoado de Alagoas, iniciado no século 16, e fica localizado às margens do rio São Francisco, na divisa de Alagoas e Sergipe



Aliny Gama
 Do UOL, em Maceió



Comentários

Postagens mais visitadas