domingo, 5 de março de 2017

As características da arquitetura colonial de Santa Maria Madalena da lagoa do sul (atual Marechal)


Casa: eira e beira -Foto:Cabral
Notamos na atual cidade de Marechal Deodoro aspectos do Período colonial , temos a arquitetura era símbolo de poder econômico, como a eira e a beira. A expressão “sem eira nem beira”, que significa sem recursos, na miséria, vem de elementos de edificações coloniais, as casas das pessoas mais importantes e ricas tinham as duas estruturas – eira e beira – no acabamento do telhado, Construções comércio embaixo e em cima a residência e Utilização de construções verticais no caso as Igrejas Católicas.



Em relação à cidade que era chamada de Lagoa do sul as ordens religiosas Católicas Apostólicas Romanas Fundaram igrejas e conventos; 1660 os Franciscanos liderados por Frei Pedro de São Paulo fundaram a edificação que se transformou Igreja conventual de Santa Maria Madalena  que foi terminada 1793.
Convento do Carmo; foto Cabral


A Igreja de N.S Do Amparo construída sobre a liderança do Vigário Veríssimo Rodrigues Rangel em 1757 e concluída em 1860 da Irmandade de nossa  senhora do Amparo(Homens Pardos ); A Irmandade do rosário (Homens pretos), Construíram a Igreja N.S do Rosário em 1834 e a Igreja Matriz de N.S da Conceição construída pelo Português  João  Esteves  na qual foi destruída pelos Holandeses.

Casa com  porta partidas: Foto Cabral
Casa com  porta partidas: Foto Cabral
Conjunto  de Casas térreas com eiras e beiras e porta partidas
casa: comércio embaixo e em cima a residência - Foto Cabral
casas: comércio embaixo e em cima a residência - Foto Cabral

2 comentários:

  1. Interessante o seu blog. Cheguei aqui procurando material sobre a história de Maceió / Alagoas.

    Sou neto de Waldemar Durval Falcão Lima, bem como sobrinho de Fernando Lima e Olímpia Falcão Lima, citados no livro Maceió de Outrora de Felix Lima Júnior. Saberia me informar livros que contenham a história das famílias alagoanas daquela época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok, vou pesquisar!, meu email: historiaandre@gmail.com

      Excluir