Monumentos Religiosos da cidade Santa Maria Madalena da lagoa do Sul (Marechal Deodoro)O Convento do Carmo


O Convento do Carmo

Discorrer sobre conjunto do Carmo indispensável discutir a presença da ordem dos carmelitas em Alagoas no final do século XVI, eles tiveram na cidade Penedo construindo um hospício e capela. Já em Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul o Carmelita Frei Manoel da Incarnação toma posse do terreno em 20 de julho de 1735.
















  

No ponto de vista arquitetônico, segundo o professor Ernani Méro “a faixada da Igreja tem um estilo Jesuítico em forma de capela com uma única porta almofadada, ladeadas com pilastras da linha Rococó, terminando com um pórtico com verga horizontal”.  Percebemos Três janelas eu um frontão triangular, a sua torre data do século XIX, esguia com janelas em arco plano elaborada em forma piramidal e com azulejos portugueses.





No conjunto do Carmo existe um cemitério no terraço da igreja e capela, nas fotografias que realizei percebei mausoléus de várias famílias que datam do século XIX. 


Já no tempo  do Brasil colônia, não existiam cemitérios públicos se sepultavam nas propriedade (engenhos) ou nas Igrejas.












Professor André Cabral.

Comentários

Postagens mais visitadas