Mosteiro de são Bento-Maragogi -AL





Localizado no município de Maragogi, fundado pela ordem dos beneditinos entre os séculos XVII e XVIII, construindo em local afastado do núcleo urbano, propicio ao recolhimento e oração e também servia como pousada a católicos em viagem, mas em relação a origem do mosteiro não uma precisão fruto de estudos e documentos históricos, muita história e narrativas quer conta estória que um homem sofreou uma epidemia fugiu do sertão para região de Maragogi sendo ele devoto de são Bento, mandou construir  o mosteiro.
Em relação as características arquitetônicas como peças de mobiliário, portas, janelas, foram perdidas ao longo do tempo, no relatório de viagem do presidente da província José Bento da Cunha ,1869 que o mosteiro tinha perdido a função de mosteiro, já o Historiador Dirceu Lindoso, relata a até meado do século XX sua função era apenas celebrar missas.
 Segundo o jornalista: Claudio Bulgarelli “Por volta do começo dos anos 1970, a igreja começou a apresentar rachaduras nas paredes e infiltrações que comprometiam a sua manutenção. Não houve reformas e como o templo não era tombado, não houve intervenção de institutos ou de organizações. ” A comunidade então passou a frequentar a matriz de Santo Antônio, no centro de Maragogi e uma nova igreja foi construída mais perto da praia, ali mesmo em São Bento.O que restou foi tombado pelo Patrimônio Cultural Nacional como sítio arqueológico.

Prof André Cabral.
Fotos : Prof Cabral




Fotos Cabral






Alunos e professores do Colégio Exato  e guias de turismo tivemos no Mosteiro de são Bento

Comentários

Postagens mais visitadas