ORIGEM DA CIDADE PENEDO-AL

Foto: Cabral
 Memoramos que essa região era parte sul do território da capitania de Pernambuco; No ponto de vista da cultura dos povos indígenas o rio “OPARA” (Rio do Mar), ou “PARÁ”, com Invasão dos colonizadores Portugueses  foi descoberto em 1501 por Américo Vespúcio e batizado com o nome do Santo de Assis( Rio São Francisco)


Duarte Coelho  realizou um expedição  de reconhecimento. Partindo das margens do rio Igararassú ao norte até o rio são Francisco, originando sua povoação.

Também sobre a origem da cidade de Penedo esta relacionada ao naufrágio da Nau Nossa Senhora da Ajuda e a morte do  Bispo D.Pedro Fernandes Sardinha atribuída aos Caetés,provocando expedição para combater os Caetés comanda da Jerônimo de Albuquerque.
Craveiro Costa informa ” No penedo, que ai se eleva, à margem esquerda do rio,fundou um feitoria, para vigilância do gentio, a qual foi a origem do Penedo”.
 Penedo data  1560 sedo o primeiro núcleo de povoação de Alagoas, desenvolvendo na época  o plantio da lavoura e fazenda de gado, conhecido  o rio são Francisco como rio dos currais.


Prof :André Cabral/História de Alagoas.





Oratório da forca.





Fotos; Cabral




Fotos :Cabral.




















Comentários

Postagens mais visitadas