História do Bairro Bom Parto
Descer sobre o Bairro do bom parto, nos vem na memória a lagoa mundaú e a fábrica de tecido Alexandria inaugurada em outubro de 1911 e permaneceu até 1913, tinha com proprietários João Antônio Loureiro e de Manoel Teixeira Guimarães Filho; Alexandria tinha 1.015 operários, próximo ao centro de Maceió, era o sustento de centenas de famílias, que trabalhavam em seus vários setores. Fábrica fechou em 1966 hoje sede da Secretaria de educação de Maceió.
Ruínas da Fábrica Alexandria. |
A lagoa Mundaú é um termo de origem tupi que significa "água de ladrão", através da junção dos termos mondá ("roubar") e 'y ("água"´), Com uma área de 23 quilômetros quadrados, a laguna interliga-se com o mar através de uma extensa rede de canais que cortam a planície formando dezenas de pequenas ilhas. O vasto manguezal e a grande variedade de peixes, crustáceos e molusco; apesar da poluição se constitui o meio de sobrevivência para a população que vive no Bairro , a extração do sururu (Mytella charruana é um molusco bivalve da ordem Mytiloida)
Atualmente o Bairro histórico bom parto vive um dilema o remanejamento de famílias , fruto desastre geológico da Braskem, vendo sua casas serem destruídas.
Comentários
Postar um comentário