As chaminés: Município de Satuba-AL







Delinear a história do município de Satuba-Alagoas na zona da mata, memoremos as olarias, onde eram fabricados tijolos e telhas, representou o desenvolvimento socioeconômico da região na década de 80, as fábricas de cerâmicas empregavam mais de 200 funcionários.

Em relação às fábricas só restou as chaminés que o patrimônio do município, que também parte do patrimônio histórico da cerâmica São Bento; outra característica do município de Satuba é o rio Mundaú nasce na região do agreste pernambucano, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco e desemboca na lagoa Mundaú.


Antes conhecida como um povoado denominado Carrapato, Satuba basicamente era formada por algumas casas de taipas, cujos pioneiros foram familiares de Manoel Joaquim de Barros e de sua esposa Úrsula de Melo Barros. As  terras pertenciam à vila de Santa Luzia do Norte, e depois a Rio Largo, de onde foram repartidas. Seu desenvolvimento populacional só começou mesmo com a chegada da linha férrea, fato que foi reforçado mais adiante com o surto de estradas de rodagem que ligavam a capital ao interior, principalmente no sentido do Agreste e do Sertão. Conforme a professora Carmem Lúcia Dantas, “o povoado passou a ser chamado de Satuba, que se acredita ser uma corruptela de saúva, ou saúba, devido a uma espécie de formiga que muito incomodava os operários que construíam a trilha férrea da Great Western”.
FOTOS/ @HISTCABRAL    

 

FOTOS/ @HISTCABRAL 

           Professor: André Cabral.

Comentários

Postagens mais visitadas